domingo, 3 de outubro de 2010

DEUS RECOMPENSA A MENTIRA?

Como explicar o fato da prostituta Raabe, depois de haver escondido os espias enviados por Josué, mentir às autoridades de Jericó, e Deus ainda usar de misericórdia para com ela e seus familiares? (Js 2.1-6; 6:22-25)
Para respondermos esta questão, precisamos em primeiro lugar nos lembrar que a mensagem bíblica, revelada tanto no A.T. como no N. T., afirma que a salvação sempre foi oferecida àqueles que não a mereciam. Jesus disse: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lc 5:31 e 32). Quem era Raabe? Conforme o relato no livro de Josué, ela era uma prostituta pagã, uma pessoa de vida promíscua, muito comum entre os cananeus. Sendo assim, não possuia valores éticos e morais fortes. Além disso, tratava-se de alguém cuja consciência estava começando a ser despertada das trevas do paganismo.
Mas o fato da vida de Raabe ser poupada, sendo ela uma prostituta e havendo mentido aos emissários do rei de Jericó, não significa que Deus estivesse sancionando tais pecados explicitamente condenados no Decálogo (Êx 20:14 e 16). Deus não recompensou a mentira de Raabe e sim a sua fé (Êx 2.8-11). Nesse episódio, Deus manifestou Sua graça salvadora a uma prostituta possuída de uma fé genuína, com o propósito de salvá-la de sua vida de pecado. O mesmo poder regenerador que atuaria na vida da mulher adúltera, durante o ministério terrestre de Cristo (Jo 8:1-11), também transformou a vida de Raabe. O mesmo amor compassivo que perdoou a mentira de Abrão (Gn 12.10-20), das parteiras do Egito (Êx 1.15-20), de Davi (1 Sm 21.1-2) e de Pedro (Mt 26.69-75), perdoou Raabe. Mais tarde, ela se casou com Salmom, da tribo de Judá, tornou-se a mãe de Boaz e ancestral do rei Davi, entrando para a genealogia de Jesus (Mt 1.5,6,16).  A experiência da prostituta Raabe é uma das mais belas histórias de salvação pela graça “mediante a fé” (Ef 2:8) encontradas nas páginas do Antigo Testamento. Como Abraão foi justificado pela fé (Gn 15:6; Rm 4), e essa fé se evidenciou na prática de boas obras (Tg 2:21-24), assim também o foi Raabe. Hebreus 11:31 declara que “pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
Pela fé, eu vivo crendo que Deus tem maravilhas para minha vida, e tenho certeza que tem para a tua também.






Nenhum comentário:

Postar um comentário