terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PALAVRAS MORTÍFERAS...

No último fim de semana estava afiadíssima, falei algumas coisas para meu marido, coisas duras mesmo, verdades, mas, que não deveriam ter sido faladas por mim, pois, estou longe de ser "perfeita", tampouco a dona do mundo. No domingo antes de ir para igreja ainda dei a última "espetadinha"...
Quando lá cheguei o informativo semanal, com uma mensagem cujo o título acima me chamou atenção, me interessei em ler imediatamente, e aí foi a minha vez, de receber um tapa na cara sem mão.

"As palavras parecem eternas. No instante em que você as pronuncia em alta voz, está literalmente escrevendo-as no coração de alguém. As vezes esse alguém vai viver a vida inteira segundo tais palavras. O que você disse para a pessoa que ama no dia de hoje? Que palavras gravou no coração e na mente dessa pessoa até agora? Eu sei que as vezes é difícil se controlar, especialmente naqueles momentos de raiva, mas será que vale a pena destruir a auto-estima de uma pessoa por causa de um deslize, por um erro que ela cometeu?
Deus tolera o nosso coração teimoso dia após dia e, mesmo assim, não nos destrói com palavras. Ao contrário, Ele sempre nos diz coisas boas, tais como: podemos começar de novo (Is 43:18,19), Ele nunca se esquecerá de nós (Is 49:15), sempre estará conosco (Mt 28:20), o Seu amor é incondicional (Rm 8:35), somos a menina dos Seus olhos (Zc 2:8), etc.
Além de termos que lutar contra os problemas e dúvidas que o diabo lança na nossa mente, ainda temos que tolerar palavras de dúvida e desentendimento que acabam nos matando bem devagarinho. Há muitas pessoas que acabam por desistir da vida por não suportarem mais; maridos que saíram de casa; esposas que voltaram para casa dos pais; filhos que se entregaram às drogas e álcool e etc. Tudo por causa de palavras que deveriam ter sido ditas. Estas palavras que insistem em sair da boca de determinadas pessoas são piores que um assassinato, onde as vítimas levam consigo traumas e lembranças. As palavras matam por dentro, e você tem que travar uma verdadeira luta para permanecer vivo por fora! Viver a vida inteira com todas aquelas palavras na sua mente. Isso é um peso que ninguém deveria ser obrigado a carregar. E realmente não é. Jesus na morte da cruz carregou sobre si as nossas dores e acusações.
Porém, para alguns as palavras podem ser como um tiro na alma! Já conversei com muitas pessoas que tinham tudo para serem bem sucedidas, mas, não são por causa de uma palavra de morte ou crítica destrutiva. Podem ser os homens ou mulheres mais bonitos do mundo mas, ainda assim, só conseguem enxergar pessoas horríveis quando se olham no espelho.
A melhor coisa a fazer para não ofender as pessoas é nunca falar quando você estiver aborrecido ou emotivo demais. É quase impossível filtrar as palavras que saem da nossa boca nessas horas. Deixem as coisas se acalmarem; talves seja melhor falar no dia seguinte ou no decorrer da semana. Se ainda assim você não se sentir seguro para tocar no assunto, não fale!
Os filhos também são um caso delicado, pois temos a responsabilidade de ensiná-los e corrigí-los. Mas, lembre-se: As suas palavras tem mais poder do que as palavras de qualquer outra pessoa. Eles até são capazes de tolerar, o comportamento abusivo dos colegas da escola, mas jamais suportarão palavras destrutivas dos próprios pais! Vamos ouvir mais e falar menos, pois "o que guarda a boca conserva a alma, mas o que abre os lábios a si mesmo se arruina" (Pv 13:3).

Sem mais palavras, me arrependo de diversas vezes ter sido extremamente impulsiva com as palavras. Qua Deus guarde minha língua para qualquer coisa que possa vir a magoar um "irmão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário